João Soares O Suporte da Moral Difusa

O que se considera «suporte» para o projecto e obra de arquitectura? E como pode essa obra tornar-se, por sua vez, suporte?

A noção de «suporte» facilmente se confunde com a ideia genérica de estrutura, ou de conjunto de sistemas, o que não é necessariamente errado. Mas se se pretende explorar uma especificidade para tentar utilizar essa noção como referência operativa, será importante tentar caracterizá-la. Tome-se como exemplo um texto. Se for escrito, o seu suporte é o livro. Se for contado, é a voz. Se for lido numa emissão radiofónica, o suporte do texto passa a ser o sistema de radiofusão (ou a voz através dele). Se for representado em cinema ou teatro, serão os espectáculos cinematográfico ou teatral. E por aí fora. A estrutura do texto não se altera necessariamente consoante as maneiras de o apresentar, apesar de poder assumir adaptações que tornem o texto mais eficaz face ao dispositivo de comunicação: por exemplo, a adaptação do texto para argumento dramático, em que se introduzem questões de ritmo e de tempo; o guião em que discriminam minuciosamente procedimentos técnicos específicos capazes de assegurar a execução do texto em peça teatral. Vistas as coisas deste modo, o suporte corresponde à forma como um texto se veicula. O suporte depende da comunicação e define-a.

  • Opúsculos: n.º 12
  • Dimensões: 16 p., 15,0×22,5 cm
  • Edição: Dafne Editora
  • Data: Abril de 2008
  • DL: 246357/06
  • ISSN: 1646-5253
  • Design: Manuel Granja